Cloud Management

Cloud Management

O Cloud2Go Cloud Management responde a necessidade dos clientes sobre uma solução que forneça um único provedor de gerência, suporte e customização de Infraestrutura como Serviços (IaaS) e Plataforma como Serviços (PaaS) fornecidos pelos líderes globais em ‘nuvem pública’, tal como Microsoft Azure e Amazon Web Services.

Benefícios


Relatórios e Extratos de Consumo

Um dos maiores desafios em utilizar Infraestrutura como Serviços é a visibilidade e constante gerenciamento dos custos mensais de recursos computacionais. Os relatórios e extratos de consumo são fundamentais para a transparência da operação e tomadas de decisões sobre racionalização.


Suporte as Plataformas Microsoft Azure Amazon Web Services

As plataformas líderes no mercado em Infraestrutura e Plataforma como Serviços são uma nova camada a ser gerenciada. Casos de exceção e problemas de suporte devem ser atendidos através da abertura de incidentes técnicos com nível de serviço para atendimento previamente definido para horário comercial e, conforme modelo do contrato, em regime 24 por 7.


Monitoração de Intervenções

Através da matriz de responsabilidades compartilhadas, o fornecedor de Infraestrutura e Plataforma como Serviços tem a necessidade em fazer manutenções programadas. Tais intervenções tendem a ser executadas de forma anunciada.


Monitoração de Performance e Disponibilidade (Opcional)

A monitoração de elementos da infraestrutura, tal como servidores, roteadores e sistemas de armazenamento já é uma prática comum em ambientes locais. A habilitação de serviços de monitoração que estão embutidos às plataformas de IaaS e PaaS, tal como Microsoft Azure e Amazon Web Services é uma prática recomendada para a visibilidade das oscilações de performance e disponibilidade. O ‘Cloud2Go Cloud Management Enterprise’ suporta a integração destes serviços com a plataforma de monitoração corporativa local.


Avaliações de Segurança e Aplicações de Melhorias

Estruturas líderes em nuvem pública como Microsoft Azure e Amazon Web Services colecionam certificados e reconhecimentos internacionais de conformidade, segurança da informação e privacidade. Porém, dentro de um modelo de responsabilidades compartilhadas, além das camadas que o provedor garante, é necessária a gestão de segurança de um provedor de serviços qualificado nestas plataformas. O processo contínuo de verificação de práticas segurança da informação e ‘endurecimento’ de políticas é contemplado no ‘Cloud Management Enterprise’.


Otimização de Custos e Melhorias no Ambiente

Dentro da matriz de custos de tecnologia da informação, as empresas direcionam grande parcela de recursos financeiros em infraestrutura. A computação em nuvem, com a característica de pagamento conforme o uso, possibilita, a cada mês, possibilidades em encontrar oportunidades de racionalização. O ‘Cloud2Go Cloud Management Enterprise’ prevê ciclos de planejamento, desenvolvimento, verificação e ação, para aplicação de melhorias na plataforma de nuvem pública, sobretudo otimização de custos.


Relatórios Operacionais

Informações técnicas relacionadas aos elementos e infraestrutura que consomem recursos em nuvem podem demandar análises de dimensionamento, utilização e consumo. Os ‘Relatórios Operacionais’ buscam a construção de um painel específico para profissionais de tecnologia da informação que precisam ter visibilidade recorrente de instancias e diferentes serviços e respectivos consumo ao longo do tempo.


Relatórios de Impacto Financeiro a Áreas de Negócios

Áreas de negócio precisam de uma visão associada a seus produtos, projetos e necessidades de operação. O rateio de custos de infraestrutura pode ser distribuído em centros de custos, iniciativas ou novos projetos. O importante é que as informações atendam as demandas de líderes e tomadores de decisão de negócios em relação aos investimentos na tecnologia de computação em nuvem.

Níveis de serviços

Abaixo, descrição entregas de serviços relacionadas a três diferentes níveis de serviços do Cloud Management ENTERPRISE, STANDARD e BASIC.


EntregasEnterprise
(ambientes críticos e de produção)
Standard
(ambientes com aplicações periféricas)
Basic
(ambientes de desenvolvimento ou homologação)
Relatórios de ConsumoXXX
Relatórios OperacionaisXXX
Relatórios Executivos (IT Financial Management)X
Suporte e Gestão de Incidentes em 24x7 e ilimitadoX
Gestão de incidentes junto aos Cloud Provider 24x7 e ilimitadoX
Suporte e Gestão de Incidentes em 08x05 (com limites de até 05 incidentes mensais)XX
Administração do Ambiente *¹XXX
Monitoramento de Intervenções Planejadas e Mediação de MudançasXXX
Serviços de Monitoração em NuvemX
Comitê de Gestão (Finanças, Governança)X
Revisões de ArquiteturaX
Cloud Security Assessment (automated)XXX
Cloud Security Assessment Consulting (Enterprise¹ e Standard²)

*¹ - (ações de provisionamento e configurações de recursos de identidade, recursos de redes, de armazenamentos, instancias computacionais e outros serviços de plataforma conforme solicitação do CONTRATANTE.)

Enterprise¹ - frequência de 02 a 04 vezes ao ano, conforme limites de consumo.

Standard² - frequência de 01 vez ao ano.

Válido para contratos assinados a partir de 25 de Maio de 2023.

O Cloud2Go Cloud Management responde a necessidade dos clientes sobre uma solução que forneça um único provedor de gerência, suporte e customização de Infraestrutura como Serviços (IaaS) e Plataforma como Serviços (PaaS) fornecidos pelos líderes globais em ‘nuvem pública’, tal como Microsoft Azure e Amazon Web Services.

Benefícios


Relatórios e Extratos de Consumo

Um dos maiores desafios em utilizar Infraestrutura como Serviços é a visibilidade e constante gerenciamento dos custos mensais de recursos computacionais. Os relatórios e extratos de consumo são fundamentais para a transparência da operação e tomadas de decisões sobre racionalização.


Suporte as Plataformas Microsoft Azure Amazon Web Services

As plataformas líderes no mercado em Infraestrutura e Plataforma como Serviços são uma nova camada a ser gerenciada. Casos de exceção e problemas de suporte devem ser atendidos através da abertura de incidentes técnicos com nível de serviço para atendimento previamente definido para horário comercial e, conforme modelo do contrato, em regime 24 por 7.


Monitoração de Intervenções

Através da matriz de responsabilidades compartilhadas, o fornecedor de Infraestrutura e Plataforma como Serviços tem a necessidade em fazer manutenções programadas. Tais intervenções tendem a ser executadas de forma anunciada.


Monitoração de Performance e Disponibilidade (Opcional)

A monitoração de elementos da infraestrutura, tal como servidores, roteadores e sistemas de armazenamento já é uma prática comum em ambientes locais. A habilitação de serviços de monitoração que estão embutidos às plataformas de IaaS e PaaS, tal como Microsoft Azure e Amazon Web Services é uma prática recomendada para a visibilidade das oscilações de performance e disponibilidade. O ‘Cloud2Go Cloud Management Enterprise’ suporta a integração destes serviços com a plataforma de monitoração corporativa local.


Avaliações de Segurança e Aplicações de Melhorias

Estruturas líderes em nuvem pública como Microsoft Azure e Amazon Web Services colecionam certificados e reconhecimentos internacionais de conformidade, segurança da informação e privacidade. Porém, dentro de um modelo de responsabilidades compartilhadas, além das camadas que o provedor garante, é necessária a gestão de segurança de um provedor de serviços qualificado nestas plataformas. O processo contínuo de verificação de práticas segurança da informação e ‘endurecimento’ de políticas é contemplado no ‘Cloud Management Enterprise’.


Otimização de Custos e Melhorias no Ambiente

Dentro da matriz de custos de tecnologia da informação, as empresas direcionam grande parcela de recursos financeiros em infraestrutura. A computação em nuvem, com a característica de pagamento conforme o uso, possibilita, a cada mês, possibilidades em encontrar oportunidades de racionalização. O ‘Cloud2Go Cloud Management Enterprise’ prevê ciclos de planejamento, desenvolvimento, verificação e ação, para aplicação de melhorias na plataforma de nuvem pública, sobretudo otimização de custos.


Relatórios Operacionais

Informações técnicas relacionadas aos elementos e infraestrutura que consomem recursos em nuvem podem demandas análises de dimensionamento, utilização e consumo. Os ‘Relatórios Operacionais’ buscam a construção de um painel específico para profissionais de tecnologia da informação que precisam ter visibilidade recorrente de instancias e diferentes serviços e respectivos consumo ao longo do tempo.


Relatórios de Impacto Financeiro a Áreas de Negócios

Áreas de negócio precisam de uma visão associada a seus produtos, projetos e necessidades de operação. O rateio de custos de infraestrutura pode ser distribuído em centros de custos, iniciativas ou novos projetos. O importante é que as informações atendam a demandas de líderes e tomadores de decisão de negócios em relação aos investimentos na tecnologia de computação em nuvem.

Níveis de serviços

Abaixo, descrição entregas de serviços relacionadas a três diferentes níveis de serviços do Cloud Management ENTERPRISE, STANDARD e BASIC.


EntregasEnterprise
(ambientes críticos e de produção)
Standard
(ambientes com aplicações periféricas)
Basic
(ambientes de desenvolvimento ou homologação)
Relatórios de ConsumoXXX
Relatórios OperacionaisXXX
Relatórios Executivos (IT Financial Management)X
Suporte e Gestão de Incidentes em 24x7 e ilimitadoX
Gestão de incidentes junto aos Cloud Provider 24x7 e ilimitadoX
Suporte e Gestão de Incidentes em 08x05 (com limites de até 05 incidentes mensais)XX
Administração do Ambiente *¹XXX
Monitoramento de Intervenções Planejadas e Mediação de MudançasXXX
Serviços de Monitoração em NuvemX
Comitê de Gestão (Finanças, Governança)X
Revisões de ArquiteturaX
Cloud Security Assessment (automated)XXX
Cloud Security Assessment Consulting (Enterprise¹ e Standard²)

*¹ - (ações de provisionamento e configurações de recursos de identidade, recursos de redes, de armazenamentos, instancias computacionais e outros serviços de plataforma conforme solicitação do CONTRATANTE.)

Enterprise¹ - frequência de 02 a 04 vezes ao ano, conforme limites de consumo.

Standard² - frequência de 01 vez ao ano.

Válido para contratos assinados a partir de 25 de Maio de 2023.

  • +55 (51) 3303-7005
  • contato@cloud2go.com.br
  • Av. Cristóvão Colombo, 2240 sala 202
     Porto Alegre - RS

Leia nossa política de privacidade.

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